Nossa equipe
Na Arbitrium Boni você encontra profissionais especializados em diversas áreas de atuação, incluindo advogados, engenheiro agrônomo, jornalista, administrador, economista, entre outros.
Serviços
Resolução extrajudicial de conflitos, utilizando Arbitragem, Conciliação e Mediação.
Três diferentes técnicas previstas nas leis n. 13.139/2015 e 13.140/2015, e no Código de Processo Civil/2015.
Ombudsman / Ouvidoria: voltado para Empresas de Pequeno Porte e Micro Empresas.
Notícias & publicações
A mediação é uma forma autocompositiva de resolução de conflitos, ou seja, extrajudicialmente as próprias partes solucionam seus problemas de forma pacífica. Para tanto, contam com o suporte técnico do mediador – profissional qualificado que atua imparcialmente e visa facilitar a comunicação para que as partes dialoguem de forma efetiva.
Assim sendo, as partes envolvidas possuem controle sobre o processo e seu resultado, pois elas mesmas são responsáveis por atingir uma solução satisfatória. Portanto, diferentemente da via tradicional (judicial) em que a controvérsia é resolvida por um terceiro (juiz), não há surpresa quanto à decisão – gerando, assim, um maior nível de satisfação.
O processo de mediação é voluntário, confidencial, informal, democrático, cooperativo e construtivo. Desta forma, além de reestabelecer o diálogo para a resolução do conflito específico, é possível a manutenção de um bom relacionamento futuro entre as partes.
No Brasil, a prática da mediação é relativamente recente, pois começou a ganhar destaque nos anos 90 e fortaleceu-se com o advento da Lei. 13.140 de junho de 2015. Por outro lado, a mediação tem obtido sucesso em diversos países desde a década de 70.
É importante destacar que apesar da ideia negativa atrelada ao conflito, ele é indispensável para o desenvolvimento humano. Assim, o debate causado para a solução de um impasse pode ser extremamente benéfico – por isso, o mediador merece destaque.
O mediador é, sobretudo, um agente de comunicação que visa restabelecer o diálogo e o respeito entre as partes. Ele é um terceiro imparcial, capacitado e que utiliza uma série de procedimentos específicos para identificar e pacificar os conflitos.
Relembra-se que o papel do mediador é passivo, pois as decisões cabem às próprias partes. O profissional ajudará as pessoas envolvidas no processo interno de autoconsciência para que, desta forma, a realidade do conflito seja transformada.
Conclui-se que a mediação é uma ciência multidisciplinar, cujo objetivo é facilitar o diálogo entre as partes para que elas compreendam suas diferenças – sempre focando no presente e no futuro para reestabelecer a harmonia relacional. Logo, a mediação apresenta-se como uma nova ferramenta de abordagem dos conflitos com base nos interesses e melhorias dos relacionamentos interpessoais.
Publicado em 04/11/2016.
Rochana Timi
Advogada atuante em Direito de Família e Sucessões
*Todos os direitos reservados, vedada a reprodução parcial ou integral sem a citação da fonte.
O 'ombudsman' aplicado no Brasil por meio do Decreto 8.863/2016 se reflete em uma ouvidoria implementada para as relações internacionais.
Embora não substitua e nem tenha pretensão de substituir a Arbitragem Internacional, pode ser uma ferramenta útil nas negociações internacionais, de acordo coma análise publicada no CONJUR.
De forma paralela, as empresas nacionais (destaco as micro e pequenas empresas, visto que o método é bastante difundido nas grandes empresas) também podem aplicar este sistema em sua estrutura negocial e /ou em suas relações interpessoais dentro da empresa. Explico:
Para as questões interpessoais, internas, a Arbitrium Boni fornece o serviço de Ouvidoria, em que as dificuldades, insatisfações, sugestões, indagações, propostas e outras situações percebidas por colaboradores ou superiores pode ser apresentadas de forma impessoal, mediante o uso do Canal de Ouvidoria, em que são recebidas e encaminhadas aos responsáveis, de forma profissional e impessoal. Facilitando os canais de comunicação, sem que exista desconforto por qualquer uma das partes.
No âmbito das relações externas, a Arbitrium Boni atua de forma a aproximar as partes, expondo interesse e protocolos de intenções, sanado dúvidas e agregando sugestões (de acordo com a solicitação do cliente) para auxiliar na celebração de negócios. Incluindo a disponibilidade de assessoria jurídica e empresarial.
CONSUMIDOR
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FAMÍLIA
EMPRESARIAL
TERCEIRO SETOR
AGRÁRIO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
AMBIENTAL
IMOBILIÁRIO
DESACORDOS COMERCIAIS
Conecte-se conosco
ESTAMOS AQUI PARA AJUDÁ-LO A RESOLVER SEUS CONFLITOS.
EMAIL:
SIGA-NOS:
Facebook.com/arbitriumboni